segunda-feira, 14 de novembro de 2011

R.F. da Casa do Povo de Arouca

(AROUCA) O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, está sediado na Freguesia central do Concelho. É um dos mais dignos representantes do folclore arouquense, sendo este um museu vivo de trajes, danças, cantares, usos e costumes de nossa gente.

Este grupo folclórico, foi fundado em 1972 com o nome de Rancho Folclórico de Arouca. Com a integração na secção cultural da Casa do Povo de Arouca em 1973, o seu nome viria a ser alterado para o nome que hoje ostenta.

Os seus cantares e dançares, partiram de uma recolha adjacente ao Cancioneiro de Arouca da autoria de Virgílio Pereira, sendo aqui fielmente representado. Manter vivas as tradições folclóricas e os traços de ruralidade do povo arouquense, eram os propósitos de seus fundadores e seguidores. Da Serrania ao Vale, do Paiva ao Arda, Arouca é um tesouro cultural evidenciado nos tablados que este rancho atua.

Com uma escola de aprendizagem para tocadores de concertina, e um grupo infantil e juvenil que, para além das danças do folclore arouquense, ensaia também canções do nosso cancioneiro levando suas apresentações a pequenos teatros. O grupo conta com cerca de 45 elementos.

Ao longo de mais de três décadas, este magnífico grupo actuou em festivais de folclore nacionais e internacionais, animou festas e romarias, e organiza anualmente em Agosto o seu festival de folclore. Em abril de 1990 e maio de 2001, atravessou o Atlântico em duas disgressões pelo Brasil, actuando nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Santos. Em 1998, representaria o folclore arouquense a quando da assinatura do protocolo de geminação entre a cidade francesa de Poligny e Arouca, sendo aí justamente homenageado pela associação portuguesa local, pelo apoio dado na criação de um Rancho Folclórico Lusitano. O grupo conta com várias apresentações televisivas, de destacar as participações em um “Especial Páscoa”, “Verão Total” e mais recentemente no “Portugal no Coração” a convite do Comendador César Soares, todos eles na RTP1.

E como homenagem, colocamos em nosso player uma música característica deste grupo, do Concelho de Arouca e localidades vizinhas que é a "Cana Real das Canas", e abaixo, mais este lindo vídeo da "Ciranda", transmitida no programa "Portugal no Coração" da RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.