sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rainha Santa - Canções de Arouca

(AROUCA) - O património musical de Arouca foi ultimamente enriquecido e valorizado com a edição de 3 CDs áudio: dois deles editados por instituições arouquenses, como foi o caso da Banda Musical de Arouca e da Escola de Música de Moldes que, no dia 6 de janeiro, fez a apresentação pública de um Cd que serviu de suporte ao livro “Arouca a Cantar as Janeiras”.

Este livro resultou de um longo trabalho de recolha do professor Ramiro Fernandes que, durante cerca de 30 anos, registou centenas de cantares junto de pessoas de diversas freguesias do Concelho de Arouca, seguindo-se depois um moroso trabalho de transcrição musical que agora se encontra já disponível, quer no livro, quer no CD que o acompanha. Trata-se de uma obra que vem enriquecer o nosso Cancioneiro, nomeadamente na área dos populares cantares de Natal e de Janeiras e que contou com o apoio financeiro através da ADRIMAG.

 

Embora algo diferente, mas sempre no âmbito da musica popular arouquense foi também recentemente editado um outro CD áudio que, sob o título “Rainha Santa”, contém 11 melodias do Cancioneiro de Arouca interpretadas pelo Coral Mille Voci do Porto e que contou com o arranjo e harmonização do compositor arouquense Fernando Valente. Trata-se de um excelente trabalho que muito veio contribuir para a divulgação do nosso património não só musical, como também histórico e artístico.

Além da imagem da rainha Santa Mafalda na capa, e do cadeiral de Arouca na contracapa, o CD tem também um desenho do Mosteiro de Arouca da autoria de Tiago Ferreira e um breve texto de apresentação de Fernando Valente.

O Coral Mille Voci é uma Associação Cultural que iniciou a sua atividade em Junho de 1992 na cidade do Porto, como coral misto composto por cerca de 35 elementos e que desenvolve a maioria das atividades na região do Grande Porto, não deixando de atuar em todo o País, Ilhas e Espanha. O principal objetivo do agrupamento é a difusão da música coral polifónica ou acompanhada.

Além da Câmara e da Caixa de Crédito Agrícola de Arouca a edição deste CD contou também com o apoio da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, junto da qual poderão ser adquiridos exemplares deste CD.
Refira-se que esta instituição já agendou um concerto com o Coro Mille Voci para o lançamento oficial deste CD em Arouca e que terá lugar por ocasião da festa da Rainha Santa Mafalda.

José Cerca - Do Meu Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.