sexta-feira, 16 de março de 2012

Espetáculo "Vivências"

(AROUCA) - Acontece no próximo dia 25 de março de 2012, um espetáculo intitulado "Vivências", organizado pela Santa Casa de Misericórdia de Arouca.

"O dia começava bem cedo. Nas aldeias do Concelho de Arouca, o linho tornou-se um dos grandes ícones da região, onde as mulheres e homens tratavam-no de sol a sol, e nunca se cansavam.

As vozes, essas faziam-se ouvir a entoar nas encostas da serra, alegres e pantomineiras eram as das raparigas, interpretando um dos mais belos tesouros desta província “os cramóis”, ou seja, o canto a três vozes.

Já dizia o grande etnógrafo português, Pedro Homem de Mello, aquando de um artigo sobre o Douro Litoral referindo-se propriamente à região de Arouca, que as pessoas da serra ensinaram aos vareiros as cantas, no entanto os vareiros ensinaram aos serranos o vira.

Segundo este historiador, as danças mais características da região eram o Malhão, a Rabela, o Corre-Corre, o Senhor da Pedra, e o vira, que os da serra apelidaram de Vira Valseado.
O trabalho campesino começava bem cedo e muitas das vezes acabava bem tarde devido à grande alegria que o povo de outrora tinha".
 
A Santa Casa da Misericórdia de Arouca convida a recuar uns largos anos e ver então as grandes noites de serão de uma aldeia Arouquense, no dia 25 de Março de 2012 à partir das 14:30 no Centro de Dia Eng.º Afonso Brandão de Vasconcelos em Urrô.

Com a colaboração do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, e em especial o folclorista Fernando Brito, componente da Casa do Povo e seu trabalho de estágio universitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.