sexta-feira, 16 de março de 2012

R.F. As Lavradeiras de Canelas

(AROUCA) - O Rancho Folclórico " As Lavradeiras de Canelas", foi fundado no ano de 1985, tendo, como principal finalidade, fazer renascer o tradicional folclore iniciado naquela freguesia para participar na Feira das Colheitas na década de 40 e 50. 

Oriundo de uma freguesia com várias tradições, situada na margem esquerda do Rio Paiva, com as suas famosas casas de pedra e os seus telhados de xisto, este rancho organiza anualmente um Festival de Folclore num dos mais emblemáticos locais da freguesia, entre canastros, palheiros e uma grande eira, o seu folclore tem outro significado. Desta forma, procuram ser fiéis às tradições dos seus antepassados que cantavam e dançavam ao ritmo das colheitas e amores perdidos.

Para além do folclore, esta associação, é detentora de um vasto e admirável património etnográfico que se encontra exposto nos antigos palheiros do lugar das Eiras. A Algum tempo, tem uma escola de concertinas e violas, com o intuito de contribuir ao Rancho Folclórico. O mesmo, constitui um complemento extremamente importante para a preservação de um conjunto de objectos que fizeram parte do quotidiano de gerações passadas, e que ameaçam perder-se a cada dia que passa.
  
A Sede da Associação é neste momento uma obra de grande importância para a Freguesia, pois nela se realizam muitas actividades, como, festa de Carnaval, Festival de Folclore, teatros, torneios de sueca, convívios com o Rancho, desfolhada à moda antiga, Ceia de Natal, além de todas as semanas existirem as escolas de música, aulas de aerobica e ginástica para idosos, esta última duas vezes por semana e aos sábados ensaios do Rancho. 

Além destas actividades na sede da Associação ainda se organizam ensaios de teatros, reuniões da Direcção e Assembleia, apoio na Semana Cultural realizada pela Junta de Freguesia, apoio a outras Associações que tem realizado algumas das suas actividades (Associação de Pais, Associação do Centro Social, etc.)

O grupo possui duas gravações discográficas  que contém parte do seu repertório

E para complementarmos o nosso trabalho acerca deste grupo, colocamos em nosso álbum duas músicas características deste grupo, a "Trigueirinha" e a "Rusga", esta executada por este magnífico grupo no vídeo abaixo.

Lavradeiras de Canelas no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.