segunda-feira, 30 de abril de 2012

Festa em Honra à Rainha Santa - 2012

(Arouca) - Celebra-se no próximo dia 2 de Maio, a Festa em honra da Rainha Santa Mafalda.

Sendo essencialmente uma festa religiosa, a organização está a cargo da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e da Paróquia de Arouca. 

Criada em 10 de julho de 1886, a Real Irmandade foi uma iniciativa do povo arouquense, para manter em Arouca, todo o legado histórico e cultural que estava instalado no interior do Mosteiro. Nos primeiros estatutos, encontrave-se escrito: "...“o fim da mesma irmandade é promover o culto Religioso da Rainha Santa Mafalda, conservar no maior asceio o tumulo da mesma Santa e a egreja...". A secular devoção do povo de Arouca à Beata Mafalda, constituia motivo suficiente para a criação desta Intituição, que tinha em vista dar continuidade ao culto que lhe era prestado.

Mesmo após os decretos de 1834, que integravam o patrimônio do Mosteiro de Arouca, como "bem nacional", a população não permitiu a retirada do patrimônio. Logo após a morte da última monja, dona Maria José Gouveia Tovar de Meneses em 3 de julho de 1886, as autoridades civís tentaram retirar do convento os objectos de culto. A população levantou-se, considerando este acto uma usurpação e não deixou sair do seu extinto convento os riquíssimos paramentos que o governo alí mandava buscar. Estes paramentos, que ainda hoje fazem parte do espólio do Museu de Arte Sacra de Arouca, tinham como destino as igrejas da Índia portuguesa.

Desde o camponês mais humilde aos clérigos e letrados, todos se reuniram em defesa do património do seu mosteiro. Logo em 1886, no acto da fundação, solicitaram a sua alteza, o Príncipe Real D. Luís, que se declarasse Juiz perpétuo da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca e às instâncias competentes, o diploma que permitisse o uso do termo “REAL”. Esta petição não é ingénua, nem pretendia ser, apenas, uma mera atitude protocolar. Ela invoca, de forma implícita, a protecção régia para a recém criada instituição.

Sendo assim, após séculos de batalhas e proteção a divindade da Rainha Santa Mafalda, comemoramos mais um ano e mais uma Festa em honra a sua santidade, na qual a programação segue logo abaixo:

FESTA EM HONRA DE SANTA MAFALDA

A programação, foi desenhada nos moldes dos anos anteriores, e contará com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador. Haverá também um concerto de orgão, e a apresentação do "Coral Mille Vocci", interpretando algumas músicas do Cancioneiro Popular.
 
29 de Abril

Concerto de órgão e voz: Nicolas Roger, organista titular do Mosteiro de AroucaÉric Saint-Marc, organista titular da igreja de Saint Jacques de Pau (França)Cecília Blais-Manzoni (soprano)
17h00 | Cadeiral do Mosteiro de Arouca

1 de Maio

Apresentação pública do CD "Rainha Santa" com concerto pelo grupo coral «Mille Voci» - Porto
17h00 | Cadeiral do Mosteiro de Arouca

2 de Maio

09h00 | Alvorada com o lançamento de foguetes.
09h30 | Desfile da Banda Musical de Arouca no Terreiro de Santa Mafalda.
10h45 | Acolhimento dos fiéis e devotos com concerto de órgão na igreja do Mosteiro.
11h00 | Missa Solene, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador, cantada pelo Grupo Coral de Urrô e acompanhada ao órgão pelo organista titular, Nicolas Roger
14h00 | ENTREGA DA MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL, Grau Ouro, à Rádio Regional de Arouca (Salão Nobre da Câmara Municipal)
15h00 | Concerto pela Banda Musical de Arouca no Terreiro de Santa Mafalda
16h00 | VISITA GRÁTIS AOS ESPAÇOS CONVENTUAIS (entrada pelo terreiro de Santa Mafalda).
17h00 | CERIMÓNIAS RELIGIOSAS E PROCISSÃO SOLENE PELAS RUAS DE AROUCA, com a representação das Irmandades e Confrarias do Concelho de Arouca e da Irmandade do Mosteiro de Lorvão.
18h30 | Continuação do concerto no Terreiro de Santa Mafalda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.