segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rainha Santa Mafalda

Pintura no Museu de Arte Sacra
(Arouca) - Mafalda de Portugal ou Mafalda Sanches (1195/1196 a 1/2 de maio de 1256 em Tuias), filha de D. Sancho I, Rei de Portugal e de Dulce de Aragão, recebeu em herança o nome de sua avó, a Rainha Mafalda de Sabóia, casada com o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Em 1215, celebrou-se o contrato de casamento com seu primo Henrique I de Castela. No ano de 1217, retorna a Portugal sem que o casamento tivesse se consumado, pois os laços de consanguinidade eram demasiadamente próximos, tornando o casamento nulo, mas carregando consigo o título de Rainha (de Castela).

Com a morte de seu pai D. Sancho I (1211), constava no testamento (do ano de 1210), o pedido para que o Mosteiro de Arouca fosse deixado a sua filha Mafalda. Além desta doação paterna, conseguiu ainda a Santa Rainha, que o seu irmão, agora em posição de Rei Afonso II, lhe concedesse os direitos reais e a jurisdição da Vila de Arouca, as propriedades e rendas de Estarreja e o padroado de diversas igrejas.

Brasão da Rainha
Recolhendo-se ao mosteiro de Arouca, após a anulação do casamento com Henrique I em 1217, foi hábil administradora, aumentando os bens fundiários, privilégios e renda da comunidade, revitalizando o mosteiro feminino de Arouca. Como padroeira, substituiu no ano de 1224, a regra de S. Bento pela de São Bernardo (Cister). Viveu no mosteiro entre 1217 e 1256.

Após a sua morte, logo ganhou fama de santidade. Em 1616 na abertura e exumação de seu túmulo pelo Bispo de Lamego, seu corpo foi encontrado incorrupto, gerando uma onda de fervor religioso. Iniciava-se o processo de beatificação. O seu túmulo e datado do Séc. XVIII, e se encontra dentro da capela principal do Mosteiro.

A 27 de Junho de 1793 foi beatificada pelo Papa Pio VI, sendo actualmente venerada sob o nome de Rainha Santa Mafalda, cuja festa litúrgica se celebra a 2 de Maio em toda a Igreja Católica e feriado municipal de Arouca em homenagem a sua padroeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.