quarta-feira, 30 de maio de 2012

G.E.D.C. Fermedo e Mato

(Arouca) - Fundado em 1981, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, é um excelente representante da cultura arouquense, mais especificamente das Freguesias de Fermêdo e São Miguel do Mato. É membro efectivo da Federação de Folclore Português.

Além da sua atuação habitual, participa de inúmeras representações quanto as formas de trabalho agrícola, como as espadeladas do linho e a malha do centeio. Carrega para os locais de atuação "à moda antiga", um tear onde uma das componentes mais antigas, trabalhou anos a fio nesta ferramenta e hoje divulga nossa cultura como forma de lazer.

Tem como repertório musical a Rabela, o Vira Velho, o Vira Serrado, o Malhão, a Tirana, a Ciranda entre muitas outras.

Apresenta diversos cantares representando variadas situações do cotidiano, em caráter religioso e também alguns rituais como o carcterístico Ementar das Almas, que merece uma postagem a parte futuramente neste blog.

O Grupo está situado na Casa de Cultura de Fermedo, onde também possui uma biblioteca e um auditório disponível para os habitantes locais no lugar de Cabeçais.


O trabalho empenhado nos últimos 31 anos, seja pela qualidade, como pela quantidade de encenações, coloca o Grupo de Fermedo como um dos melhores representantes da cultura arouquense. As músicas do repertório, são as que mais se adaptam a realidade do início do século XX. As violas braguesas, os cavaquinhos e o bumbo, ditavam o ritmo onde eventualmente aparecia um harmônio a soar as suas notas. O trajar de trabalho com tecidos rústicos, de estopa, serguilha e os trajes domingueiros, possuem características próprias pela proximidade e interferências culturais e comerciais no início do século com a "Vila da Feira", hoje nomeada Santa Maria da Feira.

Segue abaixo o vídeo da "Cana Real das Canas", estreando o perfil do Folclore de Arouca no YouTube. Para acessar, pressione aqui. Esta moda se encontra em nosso tocador de músicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.