terça-feira, 8 de maio de 2012

Lendas da Rainha Santa - A Mula

(Arouca) - A lenda à seguir, refere-se ao falecimento da Rainha Santa Mafalda, no dia 02 de Maio de 1256.

A história é ligada a duas freguesias portuguesas. A primeira freguesia é Arouca, cidade na qual morou a Rainha entre 1217 e 1256. A segunda  localidade é a freguesia de Rio Tinto do Concelho de Gondomar.

"Em uma de suas romarias para a cidade de Rio Tinto, a Beata Mafalda veio a falecer repentinamente. Nesse ambiente de luto e tristeza, iniciou-se uma disputa resolvida de forma peculiar.

Os habitantes de Rio Tinto, queriam que a Beata fosse sepultada nas terras desta localidade. Mas em Arouca a população discordava, pois Mafalda viveu no mosteiro arouquense por quase toda sua vida, além das melhoras econômicas e comunitárias ligadas ao Mosteiro de Arouca.

Neste momento de discórdia, alguma pessoa que não se sabe quem, sugeriu que colocasse o caixão no qual se encontrava o corpo de D. Mafalda sobre a mula na qual costumava viajar. Para onde a mula fosse, seria o local de seu sepultamento.

Ao carregarem a mula com o corpo de Mafalda e seu túmulo de pedra, logo imaginaram  que a mula parasse pelos arredores de Rio Tinto. Milagrosamente não foi isso que aconteceu. A mula seguiu caminho até Arouca. Ao entrar no Mosteiro, repousou esgotada no altar de São Pedro, morrendo logo à seguir."

Túmulo Relicário e Túmulo de Pedra
Esta lenda é interessante por diversos aspectos. Mesmo não sendo considerada Santa pela igreja católica, a Rainha ganhou este "título popular" graças ao esforço de sua mula, e pela vida dedicada a caridade nos tempos do Mosteiro. Vale lembrar que seu titulo perante a igreja católica é de beata, herdado em 1793 pelo papa Pio VI.

Outra divergência encontrada na lenda, é quanto ao local de falecimento de Mafalda. A lenda retrata que a morte aconteceu nas proximidades de Rio Tinto, mas o verdadeiro local de sua morte foi na freguesia de Tuias, concelho de Marco de Canaveses, a aproximadamente 57 km. de distância de Arouca.

Na freguesia de São Nicolau em Marco de Canaveses, existe uma rua chamada "Rua Rainha Dona Mafalda". Mas esta rua por vezes tem ligações com a avó da Beata, que também se chamava Mafalda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.