quinta-feira, 21 de junho de 2012

R.F. de Santa Cruz de Alvarenga

(Arouca) - Alvarenga é uma freguesia do Concelho de Arouca, Distrito de Aveiro, tendo já em determinado momento da sua antiquíssima história, ostentado o título de concelho. A localidade situa-se num vale de rara beleza, na proximidade do rio Paiva, considerado um dos rios mais límpidos da Europa, sendo visitada por numerosos turistas que procuram as suas paisagens, as frescas águas do rio Paiva e outros locais de interesse como a Carreira dos Moinhos e o Pelourinho, ou na parte da gastronomia, o famoso Bife à moda de Alvarenga.
  
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alvarenga, uma das muitas associações existentes na freguesia, nasceu em 1974, por ocasião de umas marchas populares realizadas na época do Carnaval. Embora a região de Alvarenga pertença em termos etnográficos, às Terras de Santa Maria, a grande proximidade das Terras de Montemuro leva que o folclore da zona mostre uma harmoniosa combinação de ambas as influências, tanto ao nível das danças como dos cantares.

 
Um dos maiores atractivos nos espectáculos do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alvarenga reside nos trajes envergados pelos seus elementos. Tanto os trajes, como as danças e cantares do grupo, são resultado de minuciosas recolhas feitas pelos elementos do rancho, tanto entre a população da freguesia como no Cancioneiro de Arouca.


Tem como danças tradicionais a Contradança, a Cana Verde, a Tirana, o Suspiro, o Minério e muitas outras. Realiza outras atividades anuais como as Janeiras, Marchas Populares, Desfolhadas, Matança do Porco e Bailes à Moda Antiga. Está sediado na Casa do Povo de Alvarenga, possuindo cerca de 50 elementos e é filiado no INATEL.

No vídeo abaixo, temos a execução do Rancho de Alvarenga dançando a "Tirana". Ao lado, em nosso tocador de músicas, encontram o "Vira Corrido".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe! Todos os comentários seráo lidos e respondidos.